sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai ao mercado na próxima semana para arrecadar até 1.500 M€

Portugal pretende arrecadar até 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) na quarta-feira, a seis meses e a um ano, disse hoje a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

Reuters

Reuters

© Leonhard Foeger / Reuters

O IGCP anunciou hoje que realiza no dia 20 dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro que vencem a 20 de junho de 2016 e a 20 de janeiro de 2017 e com montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões de euros.

Na semana passada, a agência liderada por Cristina Casalinho divulgou o programa de financiamento para 2016, indicando que pretende manter a realização mensal de leilões de Bilhetes de Tesouro, sendo que o montante indicativo dos leilões "continuará a ser anunciado ao mercado através de um intervalo".

O IGCP prevê emitir entre 3.000 e 3.750 milhões de euros em BT entre janeiro e março, através de seis leilões de dívida entre os seis e os 12 meses.

No último leilão de BT a um ano, que ocorreu a 18 de novembro de 2015, o IGCP conseguiu emitir 1.100 milhões de euros a uma taxa negativa de 0,006%, inferior à de 0,051% praticada no anterior leilão comparável de 16 de setembro.

No leilão comparável seis meses, que ocorreu no mesmo dia, Portugal conseguiu arrecadar 400 milhões de euros, também a uma taxa negativa, de -0,018%, abaixo da do anterior leilão comparável, de 0,006%, de 16 de setembro.

Lusa

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22