sicnot

Perfil

Economia

Turismo mundial atinge recorde de 1.184 milhões de viajantes internacionais

O turismo mundial registou um recorde de 1.184 milhões de viajantes internacionais no ano passado, num aumento de 4,4% relativamente a 2014, indicou hoje a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai (Reuters)

Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai (Reuters)

© John Kolesidis / Reuters

Este é o sexto ano consecutivo de crescimento superior à média, com as chegadas internacionais a registar todos os anos um aumento de 04% ou mais desde 2010, após a crise económica, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, em conferência de imprensa.

O aumento em 5% das chegadas de turistas internacionais nos países desenvolvidos ultrapassou as nações emergentes (04%) deveu-se aos resultados da Europa, que registou 05%.

A China continua a ser o principal mercado emissor de turistas, que regista um aumento das despesas na casa dos dois dígitos todos os anos desde 2004, ultrapassando o Japão, Tailândia, Estados Unidos e vários destinos europeus.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.