sicnot

Perfil

Economia

Governo defende emprego de qualidade e propõe redução do IVA da restauração

O Governo defende para o próximo quadriénio a criação de emprego de qualidade e para concretizar esse objetivo pretende aplicar medidas como a redução do IVA para os 13% na restauração.

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O Governo defende para o próximo quadriénio a criação de emprego de qualidade e para concretizar esse objetivo pretende aplicar medidas como a redução do IVA para os 13% na restauração.

De acordo com a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019, que o Governo enviou ao Conselho Económico e Social, "a criação sustentada de emprego de qualidade e a redução do desemprego, nomeadamente dos jovens e dos desempregados de longa duração, constituem desígnios estratégicos para os próximos anos".

"No âmbito da promoção da criação sustentada de emprego de qualidade, será necessário ter em consideração um conjunto vasto de medidas setoriais que contribuem para este objetivo", refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

Com o objetivo de promover o emprego, o Governo promete reduzir o IVA da restauração e dar prioridade à criação de programas de incentivo à reabilitação urbana e de recuperação do património histórico português.

Para o executivo "as políticas ativas de emprego devem ser mais efetivas, seletivas e dirigidas aos segmentos e grupos mais atingidos pelo desemprego e com especiais dificuldades de entrada ou reentrada no mercado de trabalho".

Neste âmbito, é assumido o compromisso de desenvolver um programa de apoio ao emprego jovem, o Contrato-Geração, e ao mesmo tempo desenvolver um conjunto de medidas com vista a promover a formação de acordo com as necessidades dos grupos específicos de desempregados, para aumentar a sua empregabilidade.

O Governo considera essenciais as políticas de promoção do empreendedorismo que favoreçam a criação de novas empresas em setores emergentes e inovadores e consequentemente a criação de mais e melhores empregos.

Por isso, pretende criar a Rede Nacional de Incubadoras e a Rede Nacional de Fab Labs (prototipagem).

A par da promoção do emprego de qualidade e da redução do desemprego, o Governo promete combater a precariedade laboral, "evitando o uso excessivo de contratos a prazo, os falsos recibos verdes e outras formas atípicas de trabalho".

Para concretizar este objetivo o Governo propõe a limitação do regime de contrato a prazo, o agravamento da contribuição para a segurança social das empresas com excesso de rotatividade dos seus quadros, a melhoria da capacidade inspetiva na área laboral, a regularização da situação dos trabalhadores com falsa prestação de serviços e a revogação da norma do Código do Trabalho que permite a contratação a prazo para postos de trabalho permanentes de jovens à procura de primeiro emprego.

As GOP preveem a elaboração de um Plano Nacional contra a Precariedade que consolide as medidas que vão ser criadas para evitar o uso excessivo de contratos a prazo, os falsos recibos verdes e outras formas atípicas de trabalho.

No documento programático, o Governo assume ainda que vai dinamizar a contratação coletiva e a negociação coletiva na administração pública, assim como o diálogo social no âmbito da concertação social.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.