sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores da Autoeuropa regressam quarta-feira ao trabalho

Os trabalhadores da Autoeuropa regressam quarta-feira ao trabalho após um período de suspensão da produção que teve início a 11 de dezembro e que foi mais prolongado do que o habitual devido às obras de adaptação a uma nova plataforma de produção.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Segundo revelou à Lusa fonte da empresa, os trabalhadores regressam ao trabalho já na quarta-feira, mas o primeiro carro só sai da produção quinta-feira, dia 21 janeiro, pelo que a data do reinício da atividade da fábrica, em termos de produção, é o dia 21 de janeiro.

A fábrica de automóveis de Palmela escapou aos cortes nos investimentos provocados pelas dificuldades da Volkswagen devido a crise originada pela utilização de um dispositivo fraudulento para reduzir as emissões de gases durante os testes de medição dos níveis de poluição dos carros.

O grupo alemão suspendeu alguns investimentos que tinha em curso em várias fábricas, mas manteve o investimento previsto para a Autoeuropa, de cerca de 677 milhões de euros, em que estava incluída a adaptação a uma nova plataforma de produção na unidade de Palmela.

De acordo com as estimativas anunciadas pelos responsáveis da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) na assinatura do contrato com a Autoeuropa, este investimento deverá permitir a criação de 500 novos postos de trabalho na fábrica de Palmela e um aumento significativo das exportações.

A fábrica de automóveis da Autoeuropa só deverá começar a produzir um novo modelo a partir do segundo semestre de 2017.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.