sicnot

Perfil

Economia

Fundo de Resolução poderá ter de compensar obrigacionistas do BES

O Fundo de Resolução bancário poderá ter de compensar os investidores em obrigações seniores do BES/Novo Banco caso seja concluído que tiveram maiores perdas com a resolução do Novo Banco do que se o BES tivesse ido para liquidação.

© Rafael Marchante / Reuters

No final de dezembro, o Banco de Portugal decidiu passar para o 'banco mau' BES a responsabilidade por cinco obrigações seniores (não subordinadas) destinadas a investidores institucionais do BES que na resolução deste banco, a 03 de agosto de 2014, tinham ficado sob a responsabilidade do Novo Banco.

Com esta medida - que reverteu a que tinha sido inicialmente tomada -, a instituição liderada por Carlos Costa imputou potencialmente perdas aos credores seniores, uma vez que é provável que o 'banco mau' (BES) não tenha capacidade financeira para assegurar o pagamento de capital e juros.

No entanto, estes credores poderão ainda ser compensados. O artigo 145.ºH do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras estabelece que acionistas e credores, de acordo com a sua graduação de classe, não podem suportar por causa da resolução mais perdas do que aquelas que teriam de suportar se, no mesmo momento, o banco tivesse entrado em liquidação. No caso dos credores, isto significa em linguagem financeira a aplicação do princípio 'No Creditors Worse Off'.

De momento, e seguindo as obrigações decorrentes da lei, a auditora Deloitte foi encarregada pelo Banco de Portugal de fazer uma avaliação definitiva aos ativos do BES e, caso se conclua que os credores teriam tido menos perdas se o banco tivesse entrado em liquidação no momento da resolução, "têm os mesmos direito a receber essa diferença do Fundo de Resolução", refere a lei.

Ao Fundo de Resolução também caberá, segundo as informações recolhidas pela Lusa, assumir o pagamento de eventuais indemnizações decidas por tribunais nos processos judiciais contra o BES ou já Novo Banco.

A decisão de passar para o 'banco mau', BES, as cinco séries de obrigações seniores tem sido muito contestada, tanto por clientes particulares que adquiriram aquela dívida em mercado secundário já depois da resolução do BES, como por grandes investidores internacionais, e também pelas gestoras de ativos Pimco ou Blackrock, que ameaçam mesmo com processos judiciais.

Segundo as informações recolhidas pela Lusa, os credores poderão ainda ser compensados caso os tribunais decidam que a responsabilidade do pagamento dos títulos é do Novo Banco e não do BES. Nesse caso, em que o tribunal estará a pôr em causa a medida de resolução e o perímetro dos ativos definido pelo Banco de Portugal, está também previsto que o Fundo de Resolução assuma essa contingência, neutralizando eventuais perdas do Novo Banco.

"Compete ao Fundo de Resolução neutralizar, por via compensatória junto do Novo Banco, os eventuais efeitos negativos de decisões futuras, decorrentes do processo de resolução, de que resultem responsabilidades ou contingências", lê-se na informação divulgada pelo Banco de Portugal a 29 de dezembro, quando informou da decisão quanto à retransmissão de obrigações do BES/Novo Banco.

O objetivo desta deliberação do Banco de Portugal será proteger destes encargos o Novo Banco, cujo segundo processo formal de venda já avançou neste mês de janeiro.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.