sicnot

Perfil

Economia

Ikea Portugal aumenta salário mínimo para 600 euros brutos

A Ikea Portugal anunciou hoje que aumentou o salário mínimo de entrada dos seus trabalhadores a tempo inteiro para 600 euros brutos e que decidiu subir a remuneração dos seus colaboradores base numa média de 2,38%.

© Neil Hall / Reuters

Em comunicado, a multinacional sueca de mobiliário e decoração aponta que a subida do salário mínimo para 600 euros ilíquidos acontece "numa altura em que o Governo português revê o salário mínimo nacional para 530 euros".

Além disso, vai aumentar a remuneração "dos seus colaboradores base numa média de 2,38%, o que contrasta com a previsão de 0,5% para a subida da inflação em 2015".

"Para nós, na Ikea, o desenvolvimento do negócio só faz sentido a par do desenvolvimento das nossas pessoas. Os resultados que temos vindo a conquistar não são apenas consequência do conceito Ikea e da fantástica aceitação dos portugueses ao modelo de negócio da nossa empresa", refere a diretora de retalho da Ikea Portugal, Christiane Thomas, citada no comunicado.

"São, acima de tudo, fruto do excelente trabalho dos nossos 1.500 colaboradores. Esta é mais uma das formas de reconhecermos e retribuirmos o seu compromisso, especialmente dos que estão nos escalões de entrada. Esta decisão vem no seguimento da nossa estratégia de posicionar a Ikea como um dos melhores empregadores globais", acrescentou.

De acordo com a empresa, os trabalhadores da Ikea em Portugal beneficiam de "um conjunto alargado de benefícios sociais: seguro de saúde e de vida para colaboradores permanentes; cantina com preços reduzidos; serviço médico nas lojas; ajuda de nascimento e possibilidade de estender a licença de maternidade/paternidade em dois meses (programa 'passa mais tempo com o teu bébé') e desconto para colaboradores na gama de artigos Ikea".

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17