sicnot

Perfil

Economia

Lucros do Goldman Sachs em 2015 descem devido a multas

O banco Goldman Sachs registou uma descida dos seus lucros em 2015 devido às multas que teve de pagar para resolver questões judiciais na sequência de práticas anteriores, indicam os resultados divulgados hoje.

Reuters

Reuters

© Lucas Jackson / Reuters

Em todo o ano de 2015, o Goldman Sachs teve um lucro de 5,6 mil milhões de dólares, uma redução de 31% em relação ao ano anterior.

Os lucros registados no quarto trimestre do ano também caíram para 574 milhões de dólares.

Na passada quinta-feira o Goldman Sachs anunciou que chegou a um acordo de princípio com as autoridades norte-americanas para pagar 5,06 mil milhões de dólares de forma a resolver um litígio no imobiliário que remonta à crise financeira de 2008.

O banco dirigido por Lloyd Blankfein foi posto em causa pela venda entre 2005 e 2007 de uma carteira de empréstimos imobiliários para aquisição de habitação titularizados, isto é, convertidos em produtos financeiros que provocaram perdas abissais aos compradores finais.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.