sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas sobe em Portugal e na zona euro no 3.º trimestre de 2015

O preço das habitações subiu 2,3% na zona euro e 3,1% na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2015, face ao mesmo período de 2014, enquanto em Portugal avançou 3,4%, divulga hoje o Eurostat.


Já na comparação com o trimestre anterior, entre julho e setembro, o preço das casas subiu 1,0% na zona euro e 1,3% na UE, tendo ainda aumentado 0,1% em Portugal.

As maiores subidas homólogas nos preços das casas no terceiro trimestre de 2015 foram registadas na Suécia (13,7%), na Áustria (9,3%), na Irlanda (8,9%) e na Dinamarca (7,2%).

As quebras mais significativas observaram-se na Letónia (-7,6%), na Croácia (-3,5%) e em França (-1,2%).

Já face ao período entre abril e junho, Malta (6,2%), Irlanda (4,5%), Áustria (4,1%), Suécia e Reino Unido (3,9% cada) registaram as maiores subidas no preço das casas, enquanto a Hungria (-5,9%), a Eslovénia (-3,5%) e a Estónia (-1,9%) tiveram as maiores descidas.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.