sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas sobe em Portugal e na zona euro no 3.º trimestre de 2015

O preço das habitações subiu 2,3% na zona euro e 3,1% na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2015, face ao mesmo período de 2014, enquanto em Portugal avançou 3,4%, divulga hoje o Eurostat.


Já na comparação com o trimestre anterior, entre julho e setembro, o preço das casas subiu 1,0% na zona euro e 1,3% na UE, tendo ainda aumentado 0,1% em Portugal.

As maiores subidas homólogas nos preços das casas no terceiro trimestre de 2015 foram registadas na Suécia (13,7%), na Áustria (9,3%), na Irlanda (8,9%) e na Dinamarca (7,2%).

As quebras mais significativas observaram-se na Letónia (-7,6%), na Croácia (-3,5%) e em França (-1,2%).

Já face ao período entre abril e junho, Malta (6,2%), Irlanda (4,5%), Áustria (4,1%), Suécia e Reino Unido (3,9% cada) registaram as maiores subidas no preço das casas, enquanto a Hungria (-5,9%), a Eslovénia (-3,5%) e a Estónia (-1,9%) tiveram as maiores descidas.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15