sicnot

Perfil

Economia

Análise de 240 fortunas levou a 44 ações de controlo

Os 240 contribuintes mais ricos conseguiram pagar menos impostos que as 12.500 famílias no último escalão de IRS, que já declaram rendimentos acima dos 80 mil euros ao ano. Da análise às declarações destes 240 contribuintes mais ricos nasceram 44 ações de controlo

(SIC/ ARQUIVO)

Segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias, as 240 maiores fortunas declaradas pagaram entre 29 a 31% de imposto, contra os 37 e os 42% de taxa efetiva paga pelas 12.500 famílias que já estão no último escalão de IRS.

De acordo com o jornal Público, da análise às declarações destes 240 contribuintes mais ricos nasceram 44 ações de controlo, abertas pelas direções das finanças de Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal. Em causa estão os contribuintes que declaram património superior a 25 milhões ou rendimentos de mais de 5 milhões de euros.

Estes são números que surgem depois da audiência no Parlamento da nova diretora geral da Autoridade Tributária sobre o controlo às grandes fortunas e os impostos pagos pelos mais ricos.

  • Ex-diretor do Fisco diz que é preciso alterar lei para facilitar combate à evasão fiscal
    0:34

    Economia

    O ex-diretor-geral da Autoridade Tributária reconhece que o Fisco não tem acesso a informação suficiente que permita investigar contribuintes com grandes fortunas e que pagam poucos impostos. José Azevedo Pereira foi chamado a prestar esclarecimentos no Parlamento, depois de ter revelado, na SIC Notícias, que há cerca de 240 contribuintes com patrimónios avaliados em milhões e que pagam muito poucos impostos. Números confirmados pela própria Autoridade Tributária, num documento que fez chegar à Assembleia, e onde se pode ler que estes contribuintes apenas pagaram 50 milhões de euros em IRS, quando deviam pagar cerca de 3 mil milhões.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC