sicnot

Perfil

Economia

Bancos podem vir a ser obrigados a comunicar ao Fisco saldos das contas

O Governo quer obrigar os bancos a fornecer mais informação sobre os clientes que residem em Portugal. Para além dos rendimentos das contas, os bancos poderão vir a fornecer também os saldos. Tudo indica que os bancos passem a dar ao Fisco português o mesmo tipo de informação sobre os clientes residentes que vão ter que enviar para o estrangeiro sobre os clientes não residentes no país.

De acordo com o Jornal de Negócios, a medida consta da proposta de Orçamento do Estado para 2016 sob a forma de autorização legislativa, o que significa que terá que ser aprovada pelo Parlamento.

A diretiva europeia de 9 de dezembro de 2014 prevê que os Estados comecem a trocar dados em setembro de 2017 sobre as contas detidas até 31 de dezembro de 2015. A diretiva dispensa desta comunicação saldos inferiores a 250 mil euros, mas alguns bancos poderão comunicar tudo, para não terem trabalho acrescido.

O Governo quer aproveitar a transposição da diretiva sobre troca automática de informações para ter acesso à informação bancárias dos residentes em Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".