sicnot

Perfil

Economia

Bancos podem vir a ser obrigados a comunicar ao Fisco saldos das contas

O Governo quer obrigar os bancos a fornecer mais informação sobre os clientes que residem em Portugal. Para além dos rendimentos das contas, os bancos poderão vir a fornecer também os saldos. Tudo indica que os bancos passem a dar ao Fisco português o mesmo tipo de informação sobre os clientes residentes que vão ter que enviar para o estrangeiro sobre os clientes não residentes no país.

De acordo com o Jornal de Negócios, a medida consta da proposta de Orçamento do Estado para 2016 sob a forma de autorização legislativa, o que significa que terá que ser aprovada pelo Parlamento.

A diretiva europeia de 9 de dezembro de 2014 prevê que os Estados comecem a trocar dados em setembro de 2017 sobre as contas detidas até 31 de dezembro de 2015. A diretiva dispensa desta comunicação saldos inferiores a 250 mil euros, mas alguns bancos poderão comunicar tudo, para não terem trabalho acrescido.

O Governo quer aproveitar a transposição da diretiva sobre troca automática de informações para ter acesso à informação bancárias dos residentes em Portugal.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13