sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública sobe para 231,3 mil ME em novembro

A dívida pública aumentou para 231.261 milhões de euros em novembro de 2015, mais 2.016 milhões de euros do que em outubro, segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal hoje divulgado.

© Rafael Marchante / Reuters

Estes valores referem-se à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas. A subida da dívida das administrações públicas em novembro acontece depois de ter sido registada uma diminuição desses valores em outubro face a setembro.

Já a dívida líquida de depósitos da administração central desceu em novembro, neste caso 522 milhões de euros para 213.563 milhões de euros.

Face ao final de 2014, os dados referentes a novembro demonstram um aumento da dívida pública, assim como da dívida líquida, em ambos os casos superior a 5.000 milhões de euros.

No final de 2014, a dívida pública fixou-se nos 225.767 milhões de euros e a dívida pública líquida de depósitos da administração central nos 208.196 milhões de euros.

A dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país e o conceito está definido num regulamento de 2009 do Conselho Europeu, relativo à aplicação do protocolo sobre o procedimento relativo dos défices excessivos anexo ao Tratado que institui a Comunidade Europeia.

Lusa

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39