sicnot

Perfil

Economia

BCE terá dito que venda do Banif seria a única solução

O Banco Central Europeu (BCE) terá indicado ao governo português que a única solução para o Banif, seria a sua venda ao Santander.

Segundo o jornal Expresso, numa troca de e-mails entre o governo e o BCE, o regulador europeu terá deixado claro que não valia a pena "perder tempo" com outras propostas. Na mesma troca de mensagens, o regulador elogia ainda o Santander, deixando claro que a proposta dos espanhóis seria a única aprovada pela Comissão Europeia. O mesmo jornal adianta, também, que a Comissão considerou que as restantes propostas não respeitavam as regras das ajudas de estado da União Europeia.

  • Centeno rejeita que fosse possível poupar mil milhões no caso Banif
    1:12

    Banif

    O ministro das Finanças, Mário Centeno, fez um desmentido depois de ter sido revelado que o Estado pouparia mil milhões de euros se o Governo tivesse seguido as novas medidas do Banco Central Europeu (BCE) e tivesse implicado os grandes depositantes no estrangeiro e os detentores de dívida sénior na solução encontrada para o BANIF. O Governo nega que fosse possível poupar tanto dinheiro e acrescenta que essa solução iria pôr em causa as poupanças de uma vida de muitos emigrantes que confiaram no banco.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.