sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas inicia análise do plano orçamental sem se comprometer com datas

A Comissão Europeia vai analisar o projeto de Orçamento do Estado para 2016 enviado pelo Governo para Bruxelas na passada sexta-feira, e preparar o seu parecer, indicou hoje o porta-voz do executivo comunitário, sem se comprometer com datas.

Reuters

"Recebemos formalmente o esboço de plano orçamental português na sexta-feira à tarde, 22 de janeiro. Vamos agora tratar da preparação da nossa opinião, que será publicada em devido tempo", limitou-se a afirmar Margaritis Schinas, durante a conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

Dependendo do tempo que o executivo comunitário levar a apreciar o documento, e em função do seu parecer, o projeto orçamental português será discutido já na próxima reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), a 11 de fevereiro, ou então no encontro seguinte, a 07 de março.

A Comissão poderá dar o seu aval ao documento tal como foi apresentado, remetendo-o então ao Eurogrupo com uma opinião favorável, ou então reclamar alterações às autoridades nacionais, o que atrasaria ainda mais o processo.

Portugal tornou-se o primeiro país a não apresentar atempadamente em Bruxelas o projeto orçamental desde a entrada em vigor (em 2013) do duplo pacote legislativo de reforço da supervisão orçamental na área euro, já que o anterior governo decidiu não apresentar qualquer documento até à data-limite de 15 de outubro, por considerar que, em função das eleições legislativas de 04 de outubro, deveria caber ao futuro executivo essa tarefa.

Em virtude do processo de formação de um novo executivo, que só viria a tomar posse a 26 de novembro, o Governo apenas aprovou na última quinta-feira - e remeteu a Bruxelas no dia seguinte - o esboço do OE2016, que inclui uma previsão de défice de 2,6% do PIB para este ano, menos 0,2 pontos percentuais do que o previsto no programa do executivo.

"Em 2016, o défice é de 2,6% [do Produto Interno Bruto, PIB], menos 0,4 pontos percentuais do que em 2015 [que deverá ser 3%, excluindo a medida de resolução do Banif]", valor que tem subjacente, "uma redução mais acentuada do lado da despesa", sendo que o peso da receita no PIB deve cair 0,9 pontos percentuais e o da despesa diminuir 1,3 pontos percentuais", lê-se num comunicado entregue aos jornalistas depois da reunião do Conselho de Ministros.

"Paralelamente, o défice estrutural situar-se-á nos 1,1%, resultando numa redução igualmente significativa de 0,2 pontos percentuais", acrescenta.

O executivo de António Costa estimava um défice de 2,8% em 2016 no programa de Governo, sendo que está agora mais otimista no esboço do Orçamento do Estado para 2016.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC