sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas preocupada com evolução da dívida pública portuguesa

A Comissão Europeia está preocupada com a evolução da dívida pública em Portugal. No relatório sobre Sustentabilidade Orçamental, que é publicado a cada três anos pela Direção Geral dos Assuntos Económicos, Bruxelas alerta para riscos elevados a médio prazo.

(Arquivo)

(Arquivo)

Francisco Seco / AP

A Comissão defende que o rácio da dívida obriga o país a manter o ajustamento orçamental e a conseguir saldos estruturais primários a rondar os 2% do PIB, nos próximos 10 anos. Ainda assim, considera que a curto prazo não há riscos significativos, embora aponte alguns desafios que têm de ser enfrentados.

Quanto à evolução a longo prazo, Bruxelas defende que os riscos são menos relevantes graças à reforma dos sistemas de pensões e desde que se mantenha o esforço de ajustamento orçamental.

O relatório ainda não leva em conta o esboço do Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado no final da semana passada e foi enviado para Bruxelas, onde está a ser analisado.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.