sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas preocupada com evolução da dívida pública portuguesa

A Comissão Europeia está preocupada com a evolução da dívida pública em Portugal. No relatório sobre Sustentabilidade Orçamental, que é publicado a cada três anos pela Direção Geral dos Assuntos Económicos, Bruxelas alerta para riscos elevados a médio prazo.

(Arquivo)

(Arquivo)

Francisco Seco / AP

A Comissão defende que o rácio da dívida obriga o país a manter o ajustamento orçamental e a conseguir saldos estruturais primários a rondar os 2% do PIB, nos próximos 10 anos. Ainda assim, considera que a curto prazo não há riscos significativos, embora aponte alguns desafios que têm de ser enfrentados.

Quanto à evolução a longo prazo, Bruxelas defende que os riscos são menos relevantes graças à reforma dos sistemas de pensões e desde que se mantenha o esforço de ajustamento orçamental.

O relatório ainda não leva em conta o esboço do Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado no final da semana passada e foi enviado para Bruxelas, onde está a ser analisado.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14