sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas preocupada com evolução da dívida pública portuguesa

A Comissão Europeia está preocupada com a evolução da dívida pública em Portugal. No relatório sobre Sustentabilidade Orçamental, que é publicado a cada três anos pela Direção Geral dos Assuntos Económicos, Bruxelas alerta para riscos elevados a médio prazo.

(Arquivo)

(Arquivo)

Francisco Seco / AP

A Comissão defende que o rácio da dívida obriga o país a manter o ajustamento orçamental e a conseguir saldos estruturais primários a rondar os 2% do PIB, nos próximos 10 anos. Ainda assim, considera que a curto prazo não há riscos significativos, embora aponte alguns desafios que têm de ser enfrentados.

Quanto à evolução a longo prazo, Bruxelas defende que os riscos são menos relevantes graças à reforma dos sistemas de pensões e desde que se mantenha o esforço de ajustamento orçamental.

O relatório ainda não leva em conta o esboço do Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado no final da semana passada e foi enviado para Bruxelas, onde está a ser analisado.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.