sicnot

Perfil

Economia

Troika em Lisboa para terceira missão de monitorização pós-resgate

Os técnicos da Comissão Europeia estão em Lisboa para a terceira missão de monitorização pós-resgate. A missão que será feita em conjunto com o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) servirá para analisar a situação económica e financeira de Portugal e a consolidação das contas públicas.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Fonte da União Europeia confirmou à SIC a chegada dos técnicos de Bruxelas, que vêm a Lisboa também para uma missão regular no âmbito do semestre europeu. Estes técnicos deverão olhar para a reversão das medidas de austeridade, as reformas estruturais e o aumento do salário mínimo.

Na quarta-feira, começam as reuniões entre o Ministério das Finanças e os chefes de missão da Comissão, BCE e FMI. A visita conta ainda com uma delegação do Mecanismo Europeu de Estabilidade para avaliar a capacidade financeira do país para cumprir os pagamentos de dívida.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.