sicnot

Perfil

Economia

Banco Mundial revê em baixa previsão do preço do petróleo em 2016

O Banco Mundial reviu em baixa a sua previsão do preço do petróleo em 2016 para 37 dólares por barril, quando na projeção divulgada em outubro apontava para 51 dólares por barril.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

REUTERS

Esta revisão tem em conta factores de oferta e de procura, incluindo o recomeço das exportações do Irão mais cedo do que era esperado após o levantamento de sanções ocidentais ao país, um inverno menos rigoroso no hemisfério norte e um abrandamento do crescimento nas principais economias emergentes, de acordo com um relatório divulgado hoje.

Os preços do petróleo caíram cerca de 47% em 2015 e em média devem descer mais 27% em 2016, mas, de acordo com o Banco Mundial, deverá também registar-se uma recuperação gradual ao longo do ano, sendo provável que se registem cortes na produção e que a procura se torne mais forte.

"Os preços baixos para o petróleo e matérias-primas devem continuar por mais algum tempo", afirmou John Baffes, principal autor do relatório sobre as perspetivas de mercado das matérias-primas, assinalando que é possível que haja uma ligeira subida nos próximos dois anos.

Em meados deste mês, o preço do petróleo caiu para menos de 30 dólares o barril, o nível mais baixo em 12 anos, num cenário de oferta excessiva e com um abrandamento da procura.

As economias emergentes têm impulsionado desde 2000 a procura de matérias-primas e as perspetivas de um enfraquecimento do seu crescimento pressionam os preços.

Lusa

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.