sicnot

Perfil

Economia

CDS-PP diz que receita não evoluiu como esperado

CDS-PP diz que receita não evoluiu como esperado

O CDS-PP diz que não vai haver devolução da sobretaxa de IRS porque a receita fiscal não evoluiu como esperado.

A vice-presidente da bancada do CDS-PP Cecília Meireles lamentou hoje a ausência de devolução de sobretaxa, que justificou com o "comportamento desfavorável do IRS", nomeadamente a "quebra muito abrupta do imposto sobre os rendimentos de capitais".

"Infelizmente não vai poder haver esta devolução porque a receita não evoluiu de acordo com o que era esperado", afirmou Cecília Meireles aos jornalistas, numa conferência de imprensa no parlamento convocada para falar da execução orçamental de 2015 e do esboço orçamental para 2016.

A 'vice' da bancada centrista foi questionada sobre a medida de crédito fiscal, aplicada no Governo PSD/CDS-PP por um secretário de Estado centrista: Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais.

Citando um relatório do Conselho de Finanças Públicas, Cecília Meireles apontou um "comportamento desfavorável do IRS", designadamente, "uma quebra muito abrupta do imposto sobre os rendimentos de capitais", para explicar que não se tenha atingido "a meta de crescimento relativamente ambiciosa que havia para a receita de IRS, que era de 2,4% e que, de facto, não foi cumprida".

"Não tendo a receita evoluído como era esperado, esta devolução não pode acontecer", reforçou.

Cecília Meireles referiu-se aos números relativos ao défice, expressos na execução orçamental divulgada na segunda-feira: "O saldo é melhor e é melhor em mais de 2500 milhões de euros do que 2014, o que quer dizer que passámos de um défice de 7127 milhões de euros para um défice que era previsível ficar em 5000 milhões de euros em 2015 e acabou por ficar 4500 milhões".

"Isto significa uma melhoria muito substancial face a 2014, quer uma melhoria face ao que estava inicialmente previsto. Numa lógica do PIB [Produto Interno Bruto] ficaremos à volta de 2,6% do PIB", declarou, sublinhando que são números ainda em contabilidade pública.

"Vamos ter de esperar mais tempo para ter os dados em contabilidade nacional, mas eu creio que, analisando apenas estes números e só este efeito, é um bom sinal no que toca ao cumprimento das metas do défice, designadamente da meta dos 3%, o que será bom quer do ponto de vista externo, quer do ponto de vista interno", acrescentou.

Cecília Meireles sublinhou ainda que "a redução do défice se fez em três quartos do lado da despesa e apenas um quarto do lado da receita", com "uma redução substancial da despesa primária".

A 'vice' da bancada do CDS quis ainda destacar que houve uma "evolução dos pagamentos em atraso", com "menos cerca de 3800 milhões de euros de pagamentos em atraso".

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.