sicnot

Perfil

Economia

Rui Moreira teme "o pior" quanto à estratégia da TAP para o Porto

O presidente da Câmara do Porto disse hoje "temer o pior" sobre a estratégia da TAP para o Porto, afirmando-se "preocupado" com a ligação Vigo-Lisboa, que vai "drenar o tráfego da Galiza e retirar passageiros" ao aeroporto Sá Carneiro.

(Arquivo)

(Arquivo)

Armando Franca

"Preocupa aquilo que foi o segredo mais bem guardado de todos, que é a ligação Vigo-Lisboa", afirmou o independente Rui Moreira esta manhã, em reunião pública da Câmara, acrescentando que, "a prazo", este voo "vai fazer com que a TAP diga que vai parar os voos intercontinentais" de e para o Porto.

O autarca falava na reunião pública do executivo, respondendo a questões de Ricardo Valente, vereador do PSD, que quis saber a opinião de Rui Moreira sobre a suspensão de quatro ligações de médio curso (Europa) de e para o Porto.

Ricardo Valente disse pretender saber se foi ou não pedida informação ao Governo relativamente ao cumprimento do caderno de encargos do contrato firmado com o consórcio Gateway e se os dois administradores representantes do Estado no conselho de administração da empresa "tinham conhecimento ou não" destas suspensões dos voos do Porto para Bruxelas, Milão, Roma e Barcelona.

Na resposta, Rui Moreira afirmou não conseguir adiantar o que vai acontecer por desconhecer o que o Governo vai decidir em relação à reversão da privatização, mas foi perentório: "suspeito e temo pior".

Lembrando que, aquando da escolha do consórcio Gateway como vencedor do processo de privatização da TAP, o anterior secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse estar garantida a manutenção do 'hub' de Lisboa, Moreira afirmou que "esta privatização teve como única preocupação garantir Lisboa".

"Esta estratégia da TAP é uma estratégia que destrói, não temos grande solução a não ser falar com outros operadores (privados)", afirmou Moreira, para quem "o que está em jogo é o futuro do aeroporto Sá Carneiro e o 'hub' dos negócios" de empresas do Norte.

Suspeitando que "o Estado fica com a TAP para continuar a pagar prejuízos", Moreira voltou a sublinhar que uma TAP pública terá que prestar serviço público em Portugal, e não apenas em Lisboa.

"Para o Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada o interessa da TAP é zero", disse, "e pagar isso com os meus impostos custa-me imenso".

Moreira disse mesmo que "durante os últimos 12 anos [da TAP] enquanto empresa pública, a gestão foi ruinosa, de cegueira relativamente ao Porto" e que se o objetivo "é fazer asneiras, pelo menos que sejam feitas por privados".

"Sendo privada só quero ter a certeza que nós não vamos pagar as asneiras", vincou.

Ricardo Valente defendeu que o "Porto merece uma explicação" e "não pode ficar calado relativamente a esta situação".

A vereadora do PS Carla Miranda, que é deputada na Assembleia da República, adiantou que alguns deputados socialistas eleitos pelo Porto já questionaram o Governo sobre o que pretende fazer ao aeroporto do Porto e se conhecia esta suspensão dos quatro voos.

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, considerou que a questão central em toda esta discussão "é a privatização e não outra".

"A TAP tem que continuar na esfera pública, o 'hub' do Porto é importantíssimo", disse.

Lusa

  • Rui Moreira comenta suspensão de voos de médio curso da TAP no Porto
    1:13

    Economia

    Rui Moreira diz que a suspensão dos voos de médio curso da TAP no Porto não se resolve com gritarias. O presidente do Câmara do Porto diz que está à procura de alternativas no mercado com outros operadores, mas deixa um aviso ao Governo - Se avançar com a reversão do processo de privatização então a TAP, tem de deixar de ser uma "air alfacinha" para ser uma "air Portugal".

  • Governo admite partilhar a gestão da TAP

    Economia

    O Governo admite partilhar a gestão da TAP com o consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, após a recuperação da maioria do capital para o Estado, afirmou hoje o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

  • Ministro acredita em solução equilibrada com novos donos da TAP
    1:08

    Economia

    O ministro da Economia lança duras críticas ao processo de privatização da TAP levada a cabo pelo anterior governo. Em entrevista ao programa Negócios da Semana, Caldeira Cabral disse que acredita que será possível chegar a uma solução equilibrada com os novos donos da transportadora aérea.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.