sicnot

Perfil

Economia

Turistas estrangeiros representaram 66% das dormidas em Portugal em 2015

Portugal registou 55,6 milhões de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico em 2015, um aumento de 0,5% face ao ano anterior, que se deve aos turistas não-residentes, que representaram 66% das dormidas turísticas, revela o Eurostat.

reuters

De acordo com dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a UE deverá ter registado em 2015 um novo máximo de cerca de 2,8 mil milhões de noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico, um aumento de 3,2% face a 2014, com a Espanha a liderar a lista em termos absolutos (421 milhões de dormidas), seguida de França (413 milhões), Itália (385) e Alemanha (379).

Com 36,5 milhões de dormidas de turistas não-residentes, Portugal é o sexto país com uma maior proporção de turistas estrangeiros, significativamente acima da média comunitária (de 46%) e apenas superado pelas ilhas do Mediterrâneo Malta (96%) e Chipre (94%), e por Croácia (92%), Grécia (79%) e Áustria (71%).

Na comparação entre 2014 e 2015, Portugal registou uma subida de 1,7% das noites passadas em estabelecimentos turísticos por não-residentes, mas um decréscimo de 1,8% no que se refere turistas nacionais (19,1 milhões de dormidas).

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.