sicnot

Perfil

Economia

BPI passa de prejuízos a lucros de 236,4 milhões de euros em 2015

O Banco BPI teve um lucro líquido consolidado de 236,4 milhões de euros em 2015, o que compara com os prejuízos de 163,6 milhões de euros registados em 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, está hoje a fazer a apresentação dos resultados do banco em Lisboa.

O lucro líquido, diz a informação disponibilizada pela instituição, é resultado de 93,1 milhões de euros conseguidos na atividade doméstica e 143,3 milhões de euros das operações internacionais.

No que toca à atividade internacional, o Banco de Fomento Angola (BFA) contribuiu com 135,7 milhões de euros e o BCI (Moçambique) com 9,4 milhões de euros para os resultados do grupo.

A nível consolidado, é de realçar as subidas significativas da margem financeira (29% para 663,4 milhões de euros) e do produto bancário (37,8% para 1.181,9 milhões de euros).

Já o resultado operacional cresceu 175% para 511,3 milhões de euros.

Os custos de estrutura recuaram ligeiros 0,1% para 670,6 milhões de euros.

O rácio de transformação de depósitos em crédito situou-se em dezembro nos 85%.

Já o rácio 'common equity tier 1' (CET1) ascendeu a 11,1% se for considerado o 'phasing in' (fase de transição) para as novas regras europeias e a 10% caso seja levada em conta a sua aplicação integral.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.