sicnot

Perfil

Economia

BPI passa de prejuízos a lucros de 236,4 milhões de euros em 2015

O Banco BPI teve um lucro líquido consolidado de 236,4 milhões de euros em 2015, o que compara com os prejuízos de 163,6 milhões de euros registados em 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, está hoje a fazer a apresentação dos resultados do banco em Lisboa.

O lucro líquido, diz a informação disponibilizada pela instituição, é resultado de 93,1 milhões de euros conseguidos na atividade doméstica e 143,3 milhões de euros das operações internacionais.

No que toca à atividade internacional, o Banco de Fomento Angola (BFA) contribuiu com 135,7 milhões de euros e o BCI (Moçambique) com 9,4 milhões de euros para os resultados do grupo.

A nível consolidado, é de realçar as subidas significativas da margem financeira (29% para 663,4 milhões de euros) e do produto bancário (37,8% para 1.181,9 milhões de euros).

Já o resultado operacional cresceu 175% para 511,3 milhões de euros.

Os custos de estrutura recuaram ligeiros 0,1% para 670,6 milhões de euros.

O rácio de transformação de depósitos em crédito situou-se em dezembro nos 85%.

Já o rácio 'common equity tier 1' (CET1) ascendeu a 11,1% se for considerado o 'phasing in' (fase de transição) para as novas regras europeias e a 10% caso seja levada em conta a sua aplicação integral.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.