sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe pacote legislativo contra fuga fiscal de multinacionais

A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote de medidas para combater a elisão fiscal nos Estados-membros propondo-se, nomeadamente, a bloquear os métodos mais utilizados pelas multinacionais que operam na União Europeia (UE) para não pagar impostos.

Reuters/ Arquivo

Além de propor "medidas juridicamente vinculativas para bloquear os métodos mais frequentemente utilizados pelas empresas para não pagar impostos", Bruxelas quer ainda que sejam partilhadas, entre os 28, informações em matéria fiscal sobre as multinacionais.

O pacote inclui ainda uma recomendação aos Estados-membros sobre o modo de evitar práticas abusivas no âmbito das convenções fiscais e ações para promover a boa governação fiscal a nível internacional, além de propor um novo processo da UE para a elaboração de listas de países terceiros que se recusam a respeitar as normas.

Com este pacote de medidas, Bruxelas quer garantir uma tributação efetiva na UE, ampliar a transparência fiscal e também garantir condições de concorrência equitativas.

A diretiva (lei europeia) Antielisão Fiscal, com medidas juridicamente vinculativas para combater alguns dos principais mecanismos de elisão fiscal, e a revisão da diretiva relativa à cooperação administrativa terão que ser ainda aprovadas pelo Parlamento Europeu para consulta e pelo Conselho da UE, bem como a recomendação em matéria de convenções fiscais.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira