sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe pacote legislativo contra fuga fiscal de multinacionais

A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote de medidas para combater a elisão fiscal nos Estados-membros propondo-se, nomeadamente, a bloquear os métodos mais utilizados pelas multinacionais que operam na União Europeia (UE) para não pagar impostos.

Reuters/ Arquivo

Além de propor "medidas juridicamente vinculativas para bloquear os métodos mais frequentemente utilizados pelas empresas para não pagar impostos", Bruxelas quer ainda que sejam partilhadas, entre os 28, informações em matéria fiscal sobre as multinacionais.

O pacote inclui ainda uma recomendação aos Estados-membros sobre o modo de evitar práticas abusivas no âmbito das convenções fiscais e ações para promover a boa governação fiscal a nível internacional, além de propor um novo processo da UE para a elaboração de listas de países terceiros que se recusam a respeitar as normas.

Com este pacote de medidas, Bruxelas quer garantir uma tributação efetiva na UE, ampliar a transparência fiscal e também garantir condições de concorrência equitativas.

A diretiva (lei europeia) Antielisão Fiscal, com medidas juridicamente vinculativas para combater alguns dos principais mecanismos de elisão fiscal, e a revisão da diretiva relativa à cooperação administrativa terão que ser ainda aprovadas pelo Parlamento Europeu para consulta e pelo Conselho da UE, bem como a recomendação em matéria de convenções fiscais.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.