sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe pacote legislativo contra fuga fiscal de multinacionais

A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote de medidas para combater a elisão fiscal nos Estados-membros propondo-se, nomeadamente, a bloquear os métodos mais utilizados pelas multinacionais que operam na União Europeia (UE) para não pagar impostos.

Reuters/ Arquivo

Além de propor "medidas juridicamente vinculativas para bloquear os métodos mais frequentemente utilizados pelas empresas para não pagar impostos", Bruxelas quer ainda que sejam partilhadas, entre os 28, informações em matéria fiscal sobre as multinacionais.

O pacote inclui ainda uma recomendação aos Estados-membros sobre o modo de evitar práticas abusivas no âmbito das convenções fiscais e ações para promover a boa governação fiscal a nível internacional, além de propor um novo processo da UE para a elaboração de listas de países terceiros que se recusam a respeitar as normas.

Com este pacote de medidas, Bruxelas quer garantir uma tributação efetiva na UE, ampliar a transparência fiscal e também garantir condições de concorrência equitativas.

A diretiva (lei europeia) Antielisão Fiscal, com medidas juridicamente vinculativas para combater alguns dos principais mecanismos de elisão fiscal, e a revisão da diretiva relativa à cooperação administrativa terão que ser ainda aprovadas pelo Parlamento Europeu para consulta e pelo Conselho da UE, bem como a recomendação em matéria de convenções fiscais.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.