sicnot

Perfil

Economia

China injeta liquidez no sistema financeiro pela segunda vez esta semana

O Banco do Povo da China (PBOC, banco central) injetou hoje 340 mil milhões de yuan (47.800 milhões de euros) no sistema financeiro do país, na segunda injeção de liquidez esta semana.

© Jason Lee / Reuters

Desde que, no dia 19 de janeiro, o Gabinete Nacional de Estatísticas revelou um crescimento da economia chinesa de 6,9% em 2015 - o ritmo mais lento dos últimos 25 anos - o PBOC efetuou cinco injeções de liquidez.

As operações foram concretizadas através de acordos de recompra ('repos'), um mecanismo que pressupõe a recompra posterior dos títulos vendidos dentro de um prazo estabelecido.

Na terça-feira, o banco central chinês injetou 440 mil milhões de yuan (62 mil milhões de euros) no sistema financeiro chinês, a maior operação do género desde fevereiro de 2013.

A agência oficial chinesa Xinhua justifica as operações com a necessidade de garantir liquidez durante o Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, que começa no dia 08 de fevereiro.

Ainda assim, a quantia injetada neste período supera em muito a do exercício de 2015, que se fixou em 80 mil milhões de yuan (11.200 milhões de euros).

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..