sicnot

Perfil

Economia

FMI e Banco Mundial preparam resgates a países afetados pelo petróleo barato

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial preparam um empréstimo de 4 mil milhões de dólares que pode ser o primeiro de uma série de resgates financeiros a países afetados pelo petróleo barato.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kim Kyung Hoon / Reuters

De acordo com o Financial Times, as autoridades destas duas instituições financeiras estão a caminho de Baku para debater a possibilidade de um resgate financeiro de 4 mil milhões de dólares, abrindo caminho a mais ajudas a países afetados pela descida dos preços do petróleo.

A visita surge no seguimento de uma crise cambial desencadeada pelo colapso dos preços do petróleo, que caíram cerca de 75% desde o seu pico no verão de 2014, mas não é ainda certo que o Azerbaijão escolha aceitar a disponibilidade destas duas entidades para emprestarem a verba.

Segundo o jornal britânico, o Fundo e o Banco têm monitorizado de perto os desenvolvimentos noutros países produtores de petróleo que viram as suas finanças públicas desequilibrarem-se e entrarem em crise cambial na sequência da descida do preço das matérias-primas e da valorização do dólar, como o Brasil, o Equador e a Venezuela.

Lusa

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.