sicnot

Perfil

Economia

Instituições de crédito proibidas de fazer "contactos desleais" com devedores

O Banco de Portugal relembrou, esta quinta-feira, que as instituições de crédito estão proibidas de fazer "contactos desleais, excessivos ou desproporcionados" a clientes em situação de incumprimento.

Arquivo SIC

O esclarecimento do regulador é feito depois de denúncias feitas à agência Lusa pela Deco e pela rede SOS Família Endividadas. Há relatos de bancos e instituições de crédito a recorrerem a empresas para recuperar dinheiro emprestado, através de ameaças e devassa da vida privada.

O Banco de Portugal lembra que o aviso vem de 2012 e proíbe contactos desleais, excessivos ou desproporcionados com os clientes bancários em situação de incumprimento.

O regulador lembra ainda que, perante essas situações, poderá fazer uso dos poderes sancionatórios que a lei confere.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47