sicnot

Perfil

Economia

Instituições de crédito proibidas de fazer "contactos desleais" com devedores

O Banco de Portugal relembrou, esta quinta-feira, que as instituições de crédito estão proibidas de fazer "contactos desleais, excessivos ou desproporcionados" a clientes em situação de incumprimento.

Arquivo SIC

O esclarecimento do regulador é feito depois de denúncias feitas à agência Lusa pela Deco e pela rede SOS Família Endividadas. Há relatos de bancos e instituições de crédito a recorrerem a empresas para recuperar dinheiro emprestado, através de ameaças e devassa da vida privada.

O Banco de Portugal lembra que o aviso vem de 2012 e proíbe contactos desleais, excessivos ou desproporcionados com os clientes bancários em situação de incumprimento.

O regulador lembra ainda que, perante essas situações, poderá fazer uso dos poderes sancionatórios que a lei confere.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.