sicnot

Perfil

Economia

Mais de 1,4 milhões de smartphones vendidos em 2015 em todo o mundo

Mais de 1,4 mil milhões de 'smartphones' foram vendidos em 2015 em todo o mundo, segundo estimativas da consultora IDC, que confirma a ascensão dos fabricantes chineses.

© Hannibal Hanschke / Reuters

No total, 1,43 mil milhões de aparelhos foram vendidos ao longo do ano, mais 10,1% do que em 2014. No quarto trimestre, o crescimento caiu para 5,7%, com 399,5 milhões de 'smartphones' vendidos.

A sul-coreana Samsung continuou a ser o líder mundial no quarto trimestre, com 85,6 milhões de unidades vendidas e 21,4% de quota de mercado. No entanto, enfrentou concorrência da norte-americana Apple e de grupos chineses como a Xiaomi, Huawei e ZTE, revela o relatório da IDC.

A Apple conquistou uma quota de mercado de 18,7% no quarto trimestre de 2015, com 74,8 milhões de iPhones vendidos.

Mas o "grande vencedor do trimestre", para a consultora, é a Huawei, que ficou na terceira posição, com 8,1% da quota e mercado e com aumentos de 37% de vendas, para 32,4 milhões de unidades.

Outros dois fabricantes chineses, a Lenovo (da marca Motorola) e a Xiaomi, ficaram em quarto e quinto lugar, com quotas de mercado de 5,1% e 4,6% no último trimestre do ano, respetivamente.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.