sicnot

Perfil

Economia

Maioria chumba projetos de lei da direita para atualização das pensões mínimas

A maioria de esquerda na Assembleia da República chumbou os projetos de lei do PSD e do CDS-PP para a atualização do valor das pensões mínimas, sociais e rurais, ao nível da inflação.

SIC

Os documentos foram chumbados com os votos contra do PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes. Votaram a favor o PSD, CDS-PP e PAN.

O deputado centrista Filipe Lobo D´Ávila afirmou, após a votação, que caiu a máscara à esquerda.

A deputada socialista Sónia Fertuzinhos esclarece que o Governo do PS aumenta este ano todas as pensões, independentemente das carreiras contributivas até ao valor de 628 euros enquanto a proposta do PSD e do CDS-PP só contemplava aumentar as pensões mínimas até 15 anos de descontos.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.