sicnot

Perfil

Economia

Operadores de manobras da CP em greve em fevereiro pela requalificação profissional

Os operadores de manobras da CP -- Comboios de Portugal estarão em greve a uma série de serviços entre 01 e 29 de fevereiro, pela requalificação profissional e pelo impedimento de concorrerem a outras categorias.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

LUSA

No pré-aviso de greve do Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, os operadores de manobra e operadores chefe de manobras reivindicam o "respeito" pela classe, reclamando requalificação profissional, a picagem de ponto, através do sistema que utilizam os maquinistas, criticando ainda "o impedimento de concorrerem a outras categorias".

Ao longo do mês de fevereiro, os operadores de manobras de Contumil, no Porto, e de Santa Apolónia, em Lisboa, farão greve ao corte de cabos elétricos e pneumáticos, ensaio de freio, abastecimento de gasóleo, registos informáticos de material circulante e aos destacamentos para fora do local de trabalho.

Já os operadores de manobras, com posto de trabalho em Campolide e Algueirão, paralisarão também ao longo do mês de fevereiro, à primeira hora do turno de serviço e às últimas cinco do turno de serviço, aos destacamentos para fora do posto de trabalho e aos registos do material circulante (carruagens) à chegada ao parque.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52