sicnot

Perfil

Economia

Operadores de manobras da CP em greve em fevereiro pela requalificação profissional

Os operadores de manobras da CP -- Comboios de Portugal estarão em greve a uma série de serviços entre 01 e 29 de fevereiro, pela requalificação profissional e pelo impedimento de concorrerem a outras categorias.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

LUSA

No pré-aviso de greve do Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, os operadores de manobra e operadores chefe de manobras reivindicam o "respeito" pela classe, reclamando requalificação profissional, a picagem de ponto, através do sistema que utilizam os maquinistas, criticando ainda "o impedimento de concorrerem a outras categorias".

Ao longo do mês de fevereiro, os operadores de manobras de Contumil, no Porto, e de Santa Apolónia, em Lisboa, farão greve ao corte de cabos elétricos e pneumáticos, ensaio de freio, abastecimento de gasóleo, registos informáticos de material circulante e aos destacamentos para fora do local de trabalho.

Já os operadores de manobras, com posto de trabalho em Campolide e Algueirão, paralisarão também ao longo do mês de fevereiro, à primeira hora do turno de serviço e às últimas cinco do turno de serviço, aos destacamentos para fora do posto de trabalho e aos registos do material circulante (carruagens) à chegada ao parque.

Lusa

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.