sicnot

Perfil

Economia

Fenprof diz que financiamento de colégios privados será sujeito a "apertada fiscalização"

O financiamento estatal de colégios privados, com contrato de associação, "será alvo de uma apertada fiscalização", no próximo ano, avançou hoje, em comunicado, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), após uma reunião com a tutela.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Na nota, a maior estrutura sindical de professores refere que a fiscalização será feita "não apenas em relação à existência ou carência de resposta" das escolas públicas, mas também "em relação à própria origem dos alunos".

À Lusa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, fez um balanço positivo da reunião, com os secretários de Estado da Educação - Alexandra Leitão e João Costa -, considerando haver "vontade política para resolver os problemas".

No comunicado, a Fenprof destaca a "rejeição das vias vocacionais no ensino básico" e, em sua substituição, "o aproveitamento das atuais vias profissionais do ensino secundário", assim como a reafirmação de que "os contratos de transferência de competências para os municípios serão avaliados", sendo que, nos novos contratos, "não constará qualquer aspeto de ordem curricular ou pedagógica" ou "qualquer tipo de colocação de docentes".

A nota adianta que "as escolas dos professores que estão há um ano em requalificação [mobilidade especial] já foram informadas do regresso desses docentes ao serviço".

Segundo a Federação Nacional dos Professores, 58 docentes com 'horário-zero', e que estariam em risco de passar para a mobilidade especial, foram notificados de "que continuariam nas escolas ou nos agrupamentos em que se encontram colocados".

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.