sicnot

Perfil

Economia

Renault abre primeira fábrica na China

A francesa Renault abriu hoje a primeira fábrica na China, tornando-se o mais recente fabricante de carros a montar uma unidade de produção na segunda economia mundial e maior mercado automóvel do mundo.

Renault abre a primeira fábrica na China

Renault abre a primeira fábrica na China

© Stephane Mahe / Reuters


A fábrica, construída em parceria com a marca local Dongfeng, foi implantada em Wuhan, a capital da província de Hubei, que fica no centro do país e concentra grande parte da produção automóvel chinesa.

A capacidade máxima anual de produção está fixada em 150 mil veículos.

A China "continua a ser um motor de crescimento da indústria automóvel mundial", realçou o presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, na inauguração.

Ghosn referiu ainda que a estrutura em Wuhan é o "primeiro grande passo" para o desenvolvimento da parceria entre a Renault e o grupo Dongfeng.

O país asiático é o maior mercado mundial de veículos e principal fonte de receitas do setor fora dos países desenvolvidos, mas até agora a empresa francesa operava na China através da Nissan, o seu parceiro japonês.

A unidade chinesa irá produzir inicialmente o modelo de passageiros Kadjar.

"Observamos um 'boom' neste nicho de mercado na China e não irá parar", justificou Jacques Daniel, presidente da 'joint venture' sino-francesa.

"Chegamos tarde, mas com o produto certo", realçou.

Daniel reconheceu que a situação atual na China é desafiante.

As vendas de automóveis na China aumentaram 4,7% por cento em 2015 para o novo valor recorde de 24,59 milhões de unidades, segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CAAM).

A variação percentual supõe, contudo, o ritmo de crescimento mais lento dos últimos três anos, depois de as vendas terem crescido 13,9% em 2013 e 6,9% em 2014.

Os fabricantes do setor responderam com uma redução dos preços e alguns optaram por um corte na produção.

A campanha anticorrupção em curso no país, que inclui a redução da frota automóvel do Estado, atingiu também o segmento topo de gama.

A CAAM prevê que as vendas cresçam 6% este ano, para 26 milhões de unidades.

Em 2015, o grupo norte-americano General Motors vendeu 3,61 milhões de unidades, um aumento de 5,2% face ao ano anterior, superando assim a Volkswagen como líder no mercado chinês.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.