sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas exige medidas adicionais de 950 milhões até 6ª feira

O Governo tem até sexta-feira para apresentar medidas adicionais de consolidação orçamental que atinjam os 950 milhões de euros. Segundo o Diário Económico, o Executivo já encontrou soluções para 450 milhões do lado da receita, mas continuam a faltar 500 milhões.

REUTERS

As negociações com Bruxelas sobre o Orçamento do Estado prosseguem com um prazo cada vez mais apertado.

Ao que a SIC apurou, o Governo estuda a possibilidade do aumento de impostos sobre os produtos petrolíferos e os automóveis, bem como a criação de uma nova taxa sobre a banca.

Estas medidas não tiveram, até ao momento, a oposição da esquerda.

O executivo de António Costa já cedeu a algumas pressões de Bruxelas e comprometeu-se também a baixar o défice para os 2,4% em vez dos 2,6 que estavam inicialmente previstos.

Hoje, o ministro das Finanças com representantes dos grupos parlamentares, para apresentar as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2016.

  • O plano do Governo para tentar convencer Bruxelas
    1:56

    Orçamento do Estado 2016

    O Governo tem um plano para convencer Bruxelas a aceitar o Orçamento do Estado. Ao que a SIC apurou, o Executivo compromete-se a baixar o défice ainda mais, para os 2,4%, mas não será, pelo menos para já, à custa de mais austeridade. A ideia é retirar dos cálculos algumas das medidas tomadas pelo anterior Governo. Ainda assim, e se o plano não resultar, a SIC sabe que o aumento do IVA esteve a ser estudado pelo Ministério das Finanças.

  • Governo reuniu-se com PCP e BE para discutir medidas adicionais
    1:36

    Orçamento do Estado 2016

    O agravamento do imposto sobre os produtos petrolíferos, do imposto automóvel e a criação de uma nova taxa sobre a banca foram medidas discutidas esta terça-feira, em mais uma ronda negocial entre o Governo e os partidos à esquerda. Na quarta-feira, o ministro das Finanças reúne-se com todos os grupos parlamentares para dar conta das linhas gerais do Orçamento.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.