sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas exige medidas adicionais de 950 milhões até 6ª feira

O Governo tem até sexta-feira para apresentar medidas adicionais de consolidação orçamental que atinjam os 950 milhões de euros. Segundo o Diário Económico, o Executivo já encontrou soluções para 450 milhões do lado da receita, mas continuam a faltar 500 milhões.

REUTERS

As negociações com Bruxelas sobre o Orçamento do Estado prosseguem com um prazo cada vez mais apertado.

Ao que a SIC apurou, o Governo estuda a possibilidade do aumento de impostos sobre os produtos petrolíferos e os automóveis, bem como a criação de uma nova taxa sobre a banca.

Estas medidas não tiveram, até ao momento, a oposição da esquerda.

O executivo de António Costa já cedeu a algumas pressões de Bruxelas e comprometeu-se também a baixar o défice para os 2,4% em vez dos 2,6 que estavam inicialmente previstos.

Hoje, o ministro das Finanças com representantes dos grupos parlamentares, para apresentar as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2016.

  • O plano do Governo para tentar convencer Bruxelas
    1:56

    Orçamento do Estado 2016

    O Governo tem um plano para convencer Bruxelas a aceitar o Orçamento do Estado. Ao que a SIC apurou, o Executivo compromete-se a baixar o défice ainda mais, para os 2,4%, mas não será, pelo menos para já, à custa de mais austeridade. A ideia é retirar dos cálculos algumas das medidas tomadas pelo anterior Governo. Ainda assim, e se o plano não resultar, a SIC sabe que o aumento do IVA esteve a ser estudado pelo Ministério das Finanças.

  • Governo reuniu-se com PCP e BE para discutir medidas adicionais
    1:36

    Orçamento do Estado 2016

    O agravamento do imposto sobre os produtos petrolíferos, do imposto automóvel e a criação de uma nova taxa sobre a banca foram medidas discutidas esta terça-feira, em mais uma ronda negocial entre o Governo e os partidos à esquerda. Na quarta-feira, o ministro das Finanças reúne-se com todos os grupos parlamentares para dar conta das linhas gerais do Orçamento.

  • "Podemos estar a sair da União Europeia, mas não vamos sair da Europa"
    0:40
  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14