sicnot

Perfil

Economia

Há encontro de posições entre Ministério das Finanças e técnicos da Comissão Europeia

Há encontro de posições entre Ministério das Finanças e técnicos da Comissão Europeia

As negociações entre o Ministério das Finanças e os técnicos da Comissão Europeia ainda decorrem. Ao que a SIC apurou, há um encontro de posições, mas ainda não foi confirmado publicamente. Falta também o aval político de Bruxelas, que só será conhecido na sexta-feira.

  • Esquerda fala num orçamento credível, a direita tem dúvidas
    2:02

    Orçamento do Estado 2016

    Na derradeira semana para apresentar o Orçamento do Estado, o ministro das Finanças passou a manhã em reuniões com os partidos. À medida que iam acabando, os deputados dos vários grupos parlamentares foram revelando algumas das garantias deixadas por Mário Centeno. Os partidos da esquerda falam num Orçamento credível, que não agrava medidas sobre pensões e salários. A direita tem dúvidas e o deputado do PAN diz que o Governo garantiu que vai tomar medidas que permitam alcançar o número exigido por Bruxelas para o défice.

  • Juncker lembra que existem regras que têm de ser cumpridas por todos os países
    1:41

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia lembra que existem regras que têm de ser cumpridas por todos os países membros da união. Jean Claude Juncker justifica assim a pressão de Bruxelas junto do governo português por causa do esboço do Orçamento do Estado para este ano e rejeita que Bruxelas queira apenas impôr uma política de austeridade estúpida. É a resposta às críticas do eurodeputado comunista João Ferreira, que acusou a Comissão de estar a fazer uma chantagem inqualificável para condicionar o governo português.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.