sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas revê em baixa o crescimento económico para Portugal

ÚLTIMA HORA

A Comissão Europeia revê em alta os números o défice nominal e estrutural, mantendo o país em défice excessivo nos próximos dois anos. Já o crescimento económico para 2016 é revisto em baixa.

Bruxelas revê em baixa o crescimento económico para Portugal

Bruxelas revê em baixa o crescimento económico para Portugal

© Francois Lenoir / Reuters

As diferenças entre as previsões do Governo e Bruxelas são grandes.

Enquanto o governo estima que a economia cresça 2,1% em 2016, Bruxelas prevê que o crescimento económico fique nos 1,6% do PIB. Uma décima abaixo do que previa em novembro passado.

Também no défice nominal, o executivo comunitário não concorda com as previsões de Mário Centeno. O governo aponta agora para os 2,4%, Bruxelas diz que não só o valor deste ano será bem maior, 3,4%, como ainda prevê que o défice suba para 3,5% em 2017.

A confirmar-se a trajetória, Portugal vai continuar em procedimento por défice excessivo nos próximos anos.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.