sicnot

Perfil

Economia

Grécia "com resultado surpreendente" fecha 2015 com crescimento nulo

Bruxelas considera que o novo pacote de reformas estruturais adotado pelo Governo grego e a "surpreendente" resiliência da economia helénica, especialmente no que toca ao consumo, atenuaram a recessão da Grécia em 2015 para valores "menos severos".

© Christian Hartmann / Reuters (Arquivo)

"A recessão na Grécia em 2015 parece agora ter sido menos severa do que o esperado. Um consumo resiliente, uma recapitalização dos bancos feita com êxito, a implementação regular de reformas estruturais [...] e o progresso nas privatizações deverão suportar a retoma da confiança e trazer crescimento [do PIB] e resultados orçamentais mais fortes na segunda metade de 2016", escreve a Comissão Europeia nas suas previsões de Inverno.

O consumo privado "foi mais forte do que o esperado", nota a Comissão no documento hoje divulgado, explicando que as famílias gregas preferiram gastar o dinheiro que tinham em depósitos bancários para evitar "eventuais 'haircuts'".

O turismo "continuou com um desempenho excecionalmente bom" no outono e as importações continuam a decrescer mais rapidamente do que as exportações, o que resulta "numa balança comercial que contribui positivamente para o crescimento".

Assim, o PIB grego em 2015 deverá ter ficado em 0,0%, estima agora a Comissão, mas deverá contrair-se 0,7% este ano - impactado pelos acontecimentos do ano passado - e voltar ao crescimento (2,7%) em 2017.

Nas previsões de outono, Bruxelas previa uma contração do PIB grego este ano de 1,3% e continua a deixar um aviso: nos potenciais efeitos negativos, "uma falha na aplicação integral do programa de reformas e a incerteza de políticas minariam as perspetivas de crescimento".

A taxa de desemprego da Grécia, nas previsões de Bruxelas, deverá baixar de 25,1% em 2015 para os 24% este ano e para 22,8% em 2017.

Quanto às finanças públicas, a Comissão vê sinais de acelerada deterioração: o défice previsto para 2015 nas previsões de primavera era de 2,1%, passou para 4,6% nas previsões de outono e está em 7,6% nas previsões de inverno, devido a "efeitos extraordinários" relacionados com a recapitalização dos bancos.

Ainda assim, Bruxelas acredita que em 2016 o défice grego ficará em 3,4% e em 2,1% no ano seguinte.

A dívida pública grega agravou-se para 179% do PIB em 2015, mas longe dos 194,8% previstos em outubro. Em 2016 deverá chegar a 185% (abaixo dos 199,7% do PIB previstos em novembro).

No capítulo dos preços, a inflação na Grécia melhorou em 2015 (-1,1%), contra os -1,4% de 2014, passando a positiva este ano (0,5%) e em 2017 (0,8%).

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.