sicnot

Perfil

Economia

UTAO considera que Portugal tem condições para cumprir défice de 2016

A Unidade Técnica de Apoio Orçamentar (UTAO) considera que Portugal tem condições para cumprir o défice de 2016, porque o Governo mudou o sentido do Orçamento do Estado de "expansionista" para "restritivo".

De "expansionista" para "restritivo". São os termos usadas pelos técnicos da UTAO para concluir que entre o esboço inicialmente apresentado pelo Governo e a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2016, houve uma mudança de orientação, com medidas de consolidação orçamental que têm um contributo direto no sentido de reduzir o défice.

O que os técnicos da UTAO consideram é que, em vez de uma perspetiva de crescimento económico, há agora uma visão de mais austeridade.

No parecer à Proposta de Lei do Orçamento, a UTAO concluiu que Portugal pode apresentar em 2016 uma redução da dívida pública já próxima da média europeia.

Portugal tem condições para cumprir o défice, mas há riscos e uma elevada incerteza quanto ao resultado das medidas anunciadas, desde logo pela reação que terão nas empresas por exemplo.

Além disso, pode ler-se que "existem alterações ao nível da receita e da despesa que levantam dúvidas quanto à sua razoabilidade".

A análise à Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2016 foi realizada em 4 dias pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

A UTAO nota que é uma versão preliminar com os dados disponíveis até segunda-feira, 8 de fevereiro.
E nota, nesse sentido, que pediu informação aos serviços do Ministério das Finanças, sem que tivesse recebido qualquer resposta até à data de conclusão do estudo.

Última atualização às 8:27

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC