sicnot

Perfil

Economia

Exportações sobem 3,6% e importações aumentam 1,9% em 2015

As exportações portuguesas aumentaram 3,6% em 2015, face ao ano anterior, ao passo que as importações subiram 1,9% no último ano, determinando uma taxa de cobertura de 82,9%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos de produtos, destacam-se em 2015 os "crescimentos assinaláveis" nas exportações de vestuário, nas exportações de matérias têxteis e nas exportações de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados.

Em termos de produtos, destacam-se em 2015 os "crescimentos assinaláveis" nas exportações de vestuário, nas exportações de matérias têxteis e nas exportações de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados.

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com os números do INE, a subida das exportações portuguesas em 2015 (de 3,6%) representam um aumento face aos 1,7% registados em 2014. Já as importações aumentaram 1,9%, durante todo o ano passado, num valor inferior ao verificado em 2014, que foi de 3,4%.

Em termos de variações homólogas mensais, em dezembro de 2015 as exportações recuaram 2,8%, sobretudo no comércio para fora da União Europeia, em especial nos metais comuns, máquinas e aparelhos e veículos e outros materiais de transporte, salienta o INE.

Também as importações diminuíram 0,7% em dezembro, essencialmente, devido à rubrica dos combustíveis minerais.

Nas trocas comerciais realizadas dentro da União Europeia (exportações Intra-UE), os dados do INE dão conta de um crescimento de 6,3% em 2015, acima dos 2,5% registados em 2014.

Relativamente às exportações para países fora da União Europeia, o balanço é negativo, já que caíram 3,0% no ano passado, face à descida de 0,2% verificada em 2014, segundo o INE.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.