sicnot

Perfil

Economia

INE revela que exportações e importações aumentaram em 2015

De acordo com os dados divulgados hoje pelo INE, as exportações subiram 3,6% e as importações aumentaram 1,9% em 2015, face ao ano anterior.

As importações diminuíram apenas 0,7% em dezembro de 2015, devido à rubrica dos combustíveis minerais (petróleo).

As importações diminuíram apenas 0,7% em dezembro de 2015, devido à rubrica dos combustíveis minerais (petróleo).

De acordo com os dados do INE, as exportações em 2015 aumentaram em 3,6% relativamente a 2014, representando um aumento de 1,7% registado em 2014. As importações aumentaram 1,9% durante todo o ano de 2015.

Analisando concretamente as importações, verifica-se um menor crescimento do que em 2014, quando aumentaram 3,4% na totalidade do ano.

Em termos de variações homólogas mensais relativas ao mês de dezembro de 2015 é possível observar que as exportações recuaram 2,8% no comércio para fora da União Europeia, especialmente nos metais comuns, máquinas, aparelhos, veículos e outros materiais de transporte. As importações também diminuíram, mas apenas 0,7% no mesmo mês, devido à rubrica dos combustíveis minerais (petróleo).

As vendas para o estrangeiro tiveram um aumento expressivo em relação aos 1,7% registados em 2014, mas as exportações para países fora da União Europeia têm um balanço negativo, com uma quebra de 3,0%.

Feitas as contas, o total das exportações seria capaz de suportar 83% das exportações.

Com Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.