sicnot

Perfil

Economia

TAP garante continuidade do voo da noite Lisboa/Porto durante o verão

A TAP contrariou informações divulgadas hoje pela Câmara do Porto, que acusou a companhia de suprimir "discretamente" o voo noturno entre Lisboa e o Porto, garantindo a manutenção desta ligação durante o horário de verão.

(Arquivo)

(Arquivo)

Armando Franca

"Ao contrário do que está a ser divulgado o horário de verão da TAP entre o Porto e Lisboa integra também o voo de Lisboa que parte às 22:45", disse à Lusa fonte oficial da transportadora aérea.

Segundo a mesma fonte, "a TAP está ainda a fechar a totalidade dos horários que ligarão o Porto e Lisboa na 'ponte aérea' que se inicia a 27 de março praticamente de hora a hora, mas pode garantir desde já que este horário será contemplado".

O porta-voz da TAP adiantou que "o equipamento a utilizar nos diversos horários vai depender da procura, mantendo-se a utilização de aviões Airbus sempre que se justifique".

A Câmara do Porto acusou hoje a TAP de ter decidido "discretamente" descontinuar o voo noturno entre Lisboa e Porto, que servia de ligação para os passageiros que vinham de voos de médio curso, a partir da Europa.

"Este voo, operado pela própria TAP, com aviões Airbus A319 e A320, tinha lugar às 22:35 e viajava sistematicamente lotado", sublinhou a autarquia, em comunicado enviado à Lusa.

A transportadora aérea portuguesa, que anunciou recentemente uma 'ponte aérea' entre Lisboa e Porto a partir de março, data em que descontinuará vários voos de médio curso europeus a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, "não anunciou publicamente a supressão deste estratégico voo TAP", lê-se no documento.

O presidente da Câmara do Porto tem criticado a estratégia da TAP para o Porto, defendendo a necessidade de o Governo dar ordens à transportadora aérea para restabelecer as ligações internacionais que a companhia anunciou querer suspender a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O primeiro-ministro, António Costa, disse no sábado que o acordo para a reversão da privatização da TAP deixa o Governo com margem para intervir sobre a manutenção de uma base no Porto.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.