sicnot

Perfil

Economia

Turistas chineses foram os que mais gastaram em média em compras em 2015

Os turistas chineses foram os que mais gastaram, em média, em compras 'tax free' em Portugal, no ano passado, com um custo de 641 euros por transação, segundo um estudo da Global Blue.

Reuters

De acordo com a empresa especializada em gestão de operações 'tax free' (reembolso de IVA a turistas), as compras de turistas chineses, que representam 13% do mercado, aumentaram 42% comparativamente ao ano anterior, com o valor da compra média a atingir mais do dobro da dos turistas angolanos (273 euros).

Entre as nacionalidades que mais compras fizeram em Portugal, destaca-se ainda o crescimento de 30% dos turistas norte-americanos face a 2014, que entraram para o 'top 5' do turismo de compras, posicionando-se em segundo lugar em termos do valor da compra média (493 euros).

Já os turistas angolanos, que representam 42% deste mercado, reduziram o valor das compras em 8%. O mesmo aconteceu com o segundo mercado mais importante, o Brasil (16% do total), com uma variação negativa de 12% e uma compra média de 219 euros em 2015.

As compras dos moçambicanos, que representam 4% do mercado, tiveram um crescimento expressivo, na ordem dos 19%, com um gasto médio de 227 euros.

  • "Se me pergunta se estou de consciência tranquila, estou"
    2:13

    País

    O ministro Vieira da Silva assegura que aguarda com tranquilidade que a investigação em curso esclareça as alegadas irregularidades na associação Raríssimas. Alguns mecenas estão já a suspender o apoio, na sequência do escândalo que já levou a duas demissões. 

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.