sicnot

Perfil

Economia

Leilões de dívida na 4ª feira para arrecadar até 1.000 M€

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar na quarta-feira duas emissões de Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses, com o objetivo de arrecadar até 1.000 milhões de euros.

(Arquivo)

(Arquivo)

Segundo a informação divulgada pela instituição, os leilões de dívida de curto prazo serão pelas 10:30 (hora de Lisboa) e terão como maturidades 20 de maio de 2016 e 20 de janeiro de 2017.

O objetivo destas emissões é arrecadar um "montante indicativo global entre 750 e 1.000 milhões de euros", refere a nota da agência que gere a dívida pública.

Nos últimos dias houve um aumento das taxas de juros da dívida portuguesa no mercado secundário, um movimento que tem existido também na dívida soberana de alguns países europeus.

Esta manhã, os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois, cinco e dez anos, para máximos desde março de 2014, a manter a tendência iniciada a 05 de fevereiro.

Os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a avançar para 4,285%, no prazo de cinco anos subiam para 2,998% e a dois anos estavam a negociar nos 1,474%.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.