sicnot

Perfil

Economia

PIB da zona euro com crescimento homólogo de 1,5% no último trimestre de 2015

O Produto Interno Bruto cresceu 1,5% na zona euro e 1,8% na União Europeia no último trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, mas comparativamente ao trimestre anterior subiu em ambos os casos 0,3%, revela o Eurostat.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, ao longo de todo o ano de 2015 a economia cresceu 1,5% no espaço monetário único -- em linha com o crescimento registado em Portugal, tal como revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) -- e 1,8% na UE a 28.

Entre os países para os quais o gabinete oficial de estatísticas da UE tem dados disponíveis, as maiores subidas homólogas do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2015 registaram-se na Eslováquia (4,0%) e em Espanha (3,5%), tendo Portugal registado um crescimento de 1,2% face ao último trimestre de 2014 e a Grécia o recuo mais significativo (-1,9%).

Face ao trimestre anterior -- julho a setembro de 2015 -, Estónia (1,2%), Polónia e Roménia (ambas com 1,1%) registaram as subidas mais vincadas, enquanto o PIB português progrediu 0,2%, ligeiramente abaixo da média europeia (0,3%).

Lusa

  • Economia portuguesa cresceu 1,5% em 2015

    Economia

    O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,5% no ano passado, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE). São números que estão em linha com as expetativas dos analistas e também com as previsões do governo de António Costa.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.