sicnot

Perfil

Economia

PIB da zona euro com crescimento homólogo de 1,5% no último trimestre de 2015

O Produto Interno Bruto cresceu 1,5% na zona euro e 1,8% na União Europeia no último trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, mas comparativamente ao trimestre anterior subiu em ambos os casos 0,3%, revela o Eurostat.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, ao longo de todo o ano de 2015 a economia cresceu 1,5% no espaço monetário único -- em linha com o crescimento registado em Portugal, tal como revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) -- e 1,8% na UE a 28.

Entre os países para os quais o gabinete oficial de estatísticas da UE tem dados disponíveis, as maiores subidas homólogas do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2015 registaram-se na Eslováquia (4,0%) e em Espanha (3,5%), tendo Portugal registado um crescimento de 1,2% face ao último trimestre de 2014 e a Grécia o recuo mais significativo (-1,9%).

Face ao trimestre anterior -- julho a setembro de 2015 -, Estónia (1,2%), Polónia e Roménia (ambas com 1,1%) registaram as subidas mais vincadas, enquanto o PIB português progrediu 0,2%, ligeiramente abaixo da média europeia (0,3%).

Lusa

  • Economia portuguesa cresceu 1,5% em 2015

    Economia

    O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,5% no ano passado, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE). São números que estão em linha com as expetativas dos analistas e também com as previsões do governo de António Costa.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.