sicnot

Perfil

Economia

Irão vai enviar 4 milhões de barris de petróleo para a Europa

O Irão está a preparar o envio em breve para a Europa de 4 milhões de barris de crude, anunciou hoje o diretor-executivo da companhia nacional de petróleo iraniano, Roknedin Yavadí.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

"Nas próximas 24 horas, serão enviados 4 milhões de barris de crude do Irão em três petroleiros com destino à Europa", declarou o responsável, citado pela agência oficial iraniana para informações relativas a petróleo e energia, Shana.

O carregamento destina-se a Espanha, França e Rússia, explicou.

"Destes 4 milhões de barris de crude, dois milhões foram comprados pela companhia francesa Total e os outros dois por empresas de Espanha e Rússia", destinando-se a carga adquirida pelos russos a uma refinaria na Roménia.

Desde que foram levantadas as sanções económicas ao Irão, após a entrada em vigor de um acordo sobre o seu programa nuclear firmado com os Estados Unidos, França, China, Reino Unido, Rússia e Alemanha, o Ministério do Petróleo iraniano tem como principal objetivo aumentar as exportações petrolíferas.

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.