sicnot

Perfil

Economia

Capoulas Santos quer reduzir oferta nos setores do leite e suinicultura

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, debateu hoje com os homólogos da União Europeia (UE) possíveis soluções para reduzir a oferta nos setores da suinicultura e do leite, defendendo a redução da oferta.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Manuel Almeida

O ministro salientou que, no imediato, há que "reduzir a oferta sem destruir o aparelho produtivo" nos setores da suinicultura e do leite.

Para tal, defendeu, a necessidade de "subsidiar a alimentação, quer das porcas reprodutoras, quer das vacas durante um certo período, e no caso das porcas sem fertilização para que não haja novos leitões que ao fim de seis meses venham a ser novos porcos adultos capazes de abater e, no setor do leite, a mesma coisa.

"Estamos a enunciar soluções e as soluções têm várias graduações e vários períodos de aplicação e em função deles têm várias quantificações", disse o ministro, adiantando que a reunião de hoje se destinou a identificar possíveis soluções, que estarão na agenda do próximo Conselho de Ministros da Agricultura da UE, em março.

Luís Capoulas Santos elogiou o esforço "notável" do comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, em procurar novos mercados para resolver o excesso de oferta nos setores do leite e da suinicultura.

Hogan esteve na semana passada na Colômbia e no México, tendo levado na comitiva produtores da UE, incluindo portugueses do setor da suinicultura e da vinicultura.

Um membro da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS) foi à Colômbia e ao México e um representante da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal, Fenadegas, acompanhou apenas a visita ao México.

Para este ano, a Comissão Europeia dispõe de uma verba de 111 milhões de euros para promoção de produtos agrícolas da UE no mercado interno e externo.

A escolha dos participantes que se candidataram a integrar esta primeira visita foi feita com o objetivo de haver um equilíbrio entre países e setores de produção, especificou ainda o comissário, salientando que a suinicultura e os laticínios enfrentam problemas de conjuntura, com um excesso de oferta no mercado interno que faz baixar os preços ao produtor.

Em abril estão previstas visitas à China e ao Japão e no final do ano ao Vietname e à Indonésia.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.