sicnot

Perfil

Economia

Capoulas Santos quer reduzir oferta nos setores do leite e suinicultura

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, debateu hoje com os homólogos da União Europeia (UE) possíveis soluções para reduzir a oferta nos setores da suinicultura e do leite, defendendo a redução da oferta.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Manuel Almeida

O ministro salientou que, no imediato, há que "reduzir a oferta sem destruir o aparelho produtivo" nos setores da suinicultura e do leite.

Para tal, defendeu, a necessidade de "subsidiar a alimentação, quer das porcas reprodutoras, quer das vacas durante um certo período, e no caso das porcas sem fertilização para que não haja novos leitões que ao fim de seis meses venham a ser novos porcos adultos capazes de abater e, no setor do leite, a mesma coisa.

"Estamos a enunciar soluções e as soluções têm várias graduações e vários períodos de aplicação e em função deles têm várias quantificações", disse o ministro, adiantando que a reunião de hoje se destinou a identificar possíveis soluções, que estarão na agenda do próximo Conselho de Ministros da Agricultura da UE, em março.

Luís Capoulas Santos elogiou o esforço "notável" do comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, em procurar novos mercados para resolver o excesso de oferta nos setores do leite e da suinicultura.

Hogan esteve na semana passada na Colômbia e no México, tendo levado na comitiva produtores da UE, incluindo portugueses do setor da suinicultura e da vinicultura.

Um membro da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS) foi à Colômbia e ao México e um representante da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal, Fenadegas, acompanhou apenas a visita ao México.

Para este ano, a Comissão Europeia dispõe de uma verba de 111 milhões de euros para promoção de produtos agrícolas da UE no mercado interno e externo.

A escolha dos participantes que se candidataram a integrar esta primeira visita foi feita com o objetivo de haver um equilíbrio entre países e setores de produção, especificou ainda o comissário, salientando que a suinicultura e os laticínios enfrentam problemas de conjuntura, com um excesso de oferta no mercado interno que faz baixar os preços ao produtor.

Em abril estão previstas visitas à China e ao Japão e no final do ano ao Vietname e à Indonésia.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.