sicnot

Perfil

Economia

Bancos chineses concedem valor recorde de crédito

Os bancos chineses concederam em janeiro um valor recorde de crédito de 2,52 biliões de yuan (345 mil milhões de euros), num período em que a segunda maior economia mundial cresce ao ritmo mais lento desde 1990.

© Edgar Su / Reuters

O valor, quatro vezes superior ao registado em dezembro, foi revelado hoje pelo Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central) e supera o anterior recorde, de 1,89 biliões de yuan (260 mil milhões de euros) fixado em março de 2009.

Este aumento do crédito coincidiu com a decisão do banco central de realizar uma série de injeções no sistema financeiro, visando aumentar a liquidez, e que terão começado a 19 de janeiro, dia em que foram publicados os dados sobre o crescimento da economia chinesa em 2015 - 6,9%.

Ainda que neste período do ano seja normal haver um aumento do crédito, o valor representa um crescimento de 70,2% face ao mesmo mês de 2015.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.