sicnot

Perfil

Economia

Bancos chineses concedem valor recorde de crédito

Os bancos chineses concederam em janeiro um valor recorde de crédito de 2,52 biliões de yuan (345 mil milhões de euros), num período em que a segunda maior economia mundial cresce ao ritmo mais lento desde 1990.

© Edgar Su / Reuters

O valor, quatro vezes superior ao registado em dezembro, foi revelado hoje pelo Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central) e supera o anterior recorde, de 1,89 biliões de yuan (260 mil milhões de euros) fixado em março de 2009.

Este aumento do crédito coincidiu com a decisão do banco central de realizar uma série de injeções no sistema financeiro, visando aumentar a liquidez, e que terão começado a 19 de janeiro, dia em que foram publicados os dados sobre o crescimento da economia chinesa em 2015 - 6,9%.

Ainda que neste período do ano seja normal haver um aumento do crédito, o valor representa um crescimento de 70,2% face ao mesmo mês de 2015.

Lusa

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.