sicnot

Perfil

Economia

Bancos chineses concedem valor recorde de crédito

Os bancos chineses concederam em janeiro um valor recorde de crédito de 2,52 biliões de yuan (345 mil milhões de euros), num período em que a segunda maior economia mundial cresce ao ritmo mais lento desde 1990.

© Edgar Su / Reuters

O valor, quatro vezes superior ao registado em dezembro, foi revelado hoje pelo Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central) e supera o anterior recorde, de 1,89 biliões de yuan (260 mil milhões de euros) fixado em março de 2009.

Este aumento do crédito coincidiu com a decisão do banco central de realizar uma série de injeções no sistema financeiro, visando aumentar a liquidez, e que terão começado a 19 de janeiro, dia em que foram publicados os dados sobre o crescimento da economia chinesa em 2015 - 6,9%.

Ainda que neste período do ano seja normal haver um aumento do crédito, o valor representa um crescimento de 70,2% face ao mesmo mês de 2015.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.