sicnot

Perfil

Economia

Bancos chineses concedem valor recorde de crédito

Os bancos chineses concederam em janeiro um valor recorde de crédito de 2,52 biliões de yuan (345 mil milhões de euros), num período em que a segunda maior economia mundial cresce ao ritmo mais lento desde 1990.

© Edgar Su / Reuters

O valor, quatro vezes superior ao registado em dezembro, foi revelado hoje pelo Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central) e supera o anterior recorde, de 1,89 biliões de yuan (260 mil milhões de euros) fixado em março de 2009.

Este aumento do crédito coincidiu com a decisão do banco central de realizar uma série de injeções no sistema financeiro, visando aumentar a liquidez, e que terão começado a 19 de janeiro, dia em que foram publicados os dados sobre o crescimento da economia chinesa em 2015 - 6,9%.

Ainda que neste período do ano seja normal haver um aumento do crédito, o valor representa um crescimento de 70,2% face ao mesmo mês de 2015.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37