sicnot

Perfil

Economia

Maiores produtores de petróleo do mundo acordaram congelamento da produção

Maiores produtores de petróleo do mundo acordaram congelamento da produção

O acordo foi anunciado na capital do Qatar e tem como objectivo impedir a queda do preço do petróleo

Quatros dos maiores produtores de petróleo do mundo acordaram em "congelar" a produção petrolífera ao mesmo nível de janeiro.

Desde junho de 2014, em que o preço por barril atingiu o valor recorde de 116 dólares, registou-se uma descida de cerca de 70 por cento.
A queda vertiginosa acabou por pesar nas economias dos países produtores, sobretudo daqueles que são mais dependentes da exportação petrolífera, como a Venezuela e mesmo a Rússia, mas ameaça também a estabilidade da economia mundial.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.