sicnot

Perfil

Economia

Aeroporto do Porto deve continuar a servir os interesses da região norte e do país

Aeroporto do Porto deve continuar a servir os interesses da região norte e do país

O primeiro-ministro acredita que será possível encontrar a melhor solução para o Porto e para o país no que respeita à presença da TAP no Porto. Garante que está pronto para ouvir as queixas e reclamações de Rui Moreira.

Confrontado com declarações do Presidente da Câmara do Porto em que este criticou a indefinição na postura da TAP, quanto ao Aeroporto Sá Carneiro, o primeiro-ministro remeteu esclarecimentos para o final da reunião que hoje terá com Rui Moreira, mas mostrou-se esperançado em que seja encontrada uma solução.

"Encontraremos certamente uma boa solução para aquilo que é estratégico, não só para o Porto como para o país, para que seja mantida no Aeroporto Sá Carneiro uma base aeroportuária, que ajude a internacionalização de toda a região norte e da cidade do Porto e permita continuar a servir cada vez melhor as necessidades da economia do país", declarou.

O primeiro-ministro escusou-se a tecer mais comentários sobre as declarações do autarca, com quem reunirá da parte da tarde, prometendo "ouvir com toda a atenção as queixas e reclamações que a Câmara do Porto tem a apresentar".

"Temos tido uma excelente relação com a Câmara do Porto e assim vamos continuar a ter. Uma das regras para que corra bem é que as conversas se façam no lugar próprio e não através da comunicação social", disse.

António Costa recusou igualmente falar da possibilidade da Ryanair explorar as rotas que a TAP explorava com base no Aeroporto Sá Carneiro: "não vou estar a fazer comentários sobre rotas nem substituir aqui a conversa que terei com o presidente da Câmara do Porto, com quem tenho audiência esta tarde", respondeu, quando questionado pelos jornalistas.

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio