sicnot

Perfil

Economia

BdP trava venda do Banco Internacional de Cabo Verde a José Veiga

O Banco de Portugal (BdP) decidiu opor-se à venda do Banco Internacional de Cabo Verde, que pertence ao Novo Banco, ao empresário José Veiga. Em comunicado, o supervisor justifica a oposição com a existência de investigações judiciais ao negócio e com a necessidade de proteger a reputação do Novo Banco.

José Veiga

José Veiga

O BdP explica ainda que o contrato assinado previa que a venda só avançasse com a luz verde do Banco de Portugal, pelo que já não será concretizada.

A instituição liderada por Carlos Costa frisa ainda que o processo de venda foi conduzido exclusivamente pelo Novo Banco e garante que só terá tido conhecimento do negócio no final de dezembro.

A administração do Novo Banco garante que todo o processo foi conduzido de forma transparente, lembra que a venda do Banco de Cabo Verde está prevista na reestruturação do grupo e deverá, por isso, ser retomada.

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43