sicnot

Perfil

Economia

Há cada vez mais empresas a respeitarem regras de segurança alimentar e económica

A taxa de incumprimento das empresas fiscalizadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) caiu para 18% em 2015, o valor mais baixo, pelo menos, dos últimos quatro anos, segundo dados da página da Internet da instituição.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

LUSA

De acordo com os dados, citados hoje pela rádio TSF e disponíveis na página da Internet daquele órgão de polícia criminal, o número de multas desceu 33% em quatro anos, enquanto as ações de fiscalização também diminuíram 16%.

No ano passado, a ASAE fiscalizou 40.497 agentes económicos de que resultaram 388 detenções, 1.079 processos-crime e 502 alvos suspensos.

Segundo os dados, no ano passado foram também instaurados 6.383 processos de contraordenação (multas), menos 33% do que em 2011.

Em 2015, foram feitas 13.569.983 apreensões, uma diminuição relativamente a 2014 (15.822.174).

Em entrevista à TSF, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, disse que a "descida da taxa de incumprimento é um bom sinal pois revela maior eficácia na ação da ASAE, com um cumprimento de 82% das empresas fiscalizadas, ou seja, sem qualquer infração às regras".

O responsável sublinhou também que a "taxa de incumprimento dos agentes económicos fiscalizados é atualmente cerca de metade do que acontecia há uma década".

Lusa

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano