sicnot

Perfil

Economia

OCDE alerta para "riscos substanciais" de instabilidade nos mercados

ÚLTIMA HORA

A OCDE alertou hoje para "riscos substanciais" de instabilidade nos mercados financeiros. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico reviu em baixa as previsões para este ano, devido a um abrandamento generalizado.

© Philippe Wojazer / Reuters

A previsão de crescimento da economia mundial foi revista agora para 3%, menos 0,3 pontos percentuais do que a estimativa anterior.

A OCDE justifica esta revisão com um crescimento lento de muitas economias emergente, um crescimento muito modesto das economias desenvolvidas, pouco emprego, baixa inflação e riscos financeiros substanciais.

Aliás, a organização diz mesmo que os mercados financeiros têm registado fortes quedas porque não acreditam nas previsões de crescimento das economias feitas pelos países e pede, por isso, uma reposta coletiva forte para ultrapassar as dificuldades.

Última atualização às 11:28

  • Hoje é notícia

    País

    A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27