sicnot

Perfil

Economia

Produção de eletricidade em Portugal com novo recorde

A produção nacional de eletricidade atingiu novos máximos na segunda-feira, de 228GWh, ultrapassando o recorde anterior de 216GWh, registado em janeiro, graças às condições climatéricas, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais.

Em comunicado, a gestora da rede elétrica explica que os fortes ventos e chuva que se fizeram sentir no fim de semana e na segunda-feira levaram a que rede elétrica registasse números históricos de produção, sendo que uma percentagem significativa é proveniente de energias renováveis.

"A produção nacional chegou mesmo a superar as necessidades de consumo em 56% no domingo e, face às condições climatéricas que marcaram todo o fim de semana e a segunda-feira, tanto a produção hídrica como a eólica teriam sido suficientes para abastecer entre 60% a 70% do consumo nacional", adianta a empresa liderada por Rodrigo Costa.

A REN destaca que durante os picos de produção, o sistema elétrico nacional demonstrou "resiliência e fiabilidade, mantendo os elevados níveis de qualidade de serviço".

Até 15 de fevereiro, as hídricas abasteceram 38% do consumo, as eólicas 29% e o total das renováveis 71%, sendo que o saldo exportador equivale a 22% do consumo nacional neste período.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.