sicnot

Perfil

Economia

Produção de eletricidade em Portugal com novo recorde

A produção nacional de eletricidade atingiu novos máximos na segunda-feira, de 228GWh, ultrapassando o recorde anterior de 216GWh, registado em janeiro, graças às condições climatéricas, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais.

Em comunicado, a gestora da rede elétrica explica que os fortes ventos e chuva que se fizeram sentir no fim de semana e na segunda-feira levaram a que rede elétrica registasse números históricos de produção, sendo que uma percentagem significativa é proveniente de energias renováveis.

"A produção nacional chegou mesmo a superar as necessidades de consumo em 56% no domingo e, face às condições climatéricas que marcaram todo o fim de semana e a segunda-feira, tanto a produção hídrica como a eólica teriam sido suficientes para abastecer entre 60% a 70% do consumo nacional", adianta a empresa liderada por Rodrigo Costa.

A REN destaca que durante os picos de produção, o sistema elétrico nacional demonstrou "resiliência e fiabilidade, mantendo os elevados níveis de qualidade de serviço".

Até 15 de fevereiro, as hídricas abasteceram 38% do consumo, as eólicas 29% e o total das renováveis 71%, sendo que o saldo exportador equivale a 22% do consumo nacional neste período.

Lusa

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.