sicnot

Perfil

Economia

Aperta-se o cerco ao governador do Banco de Portugal

Aperta-se o cerco ao governador do Banco de Portugal

O cerco ao governador do Banco de Portugal continua a apertar-se. Depois das críticas do primeiro-ministro, o Bloco de Esquerda já veio defender que Carlos Costa tem de sair. Também Jorge Coelho, dirigente socialista, diz que o governador não tem condições para continuar no cargo. O PSD dirige os ataques ao Governo, que acusa de ingerência grave.

  • Centeno recusa-se a comentar polémica sobre governador do BdP
    0:46

    Economia

    O ministro das Finanças desvaloriza o relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) que pôs em causa o objetivo do Governo de baixar a carga fiscal este ano. Já sobre a polémica em torno do governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno recusou-se a fazer qualquer comentário.

  • Primeiro-ministro recusa-se a dizer se Carlos Costa deve abandonar o cargo
    2:59

    Economia

    O primeiro-ministro criticou a atuação do Governador do Banco de Portugal, mas António Costa recusa-se a dizer se Carlos Costa deve ou não abandonar o cargo. O PSD fala numa ingerência grave e vergonhosa do Governo e acusa o Executivo e o PS de quererem tornar-se os "donos disto tudo". O Banco de Portugal veio, entretanto, garantir que antes das declarações do primeiro-ministro já estava marcada uma reunião para discutir o caso dos lesados do BES.

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.